terça-feira, fevereiro 27, 2007

Música para os meus ouvidos IV

Chirgilchin...os mestres absolutos da sofisticada arte do Throat Singing, hipnotizaram-me e deixam-me sem dúvidas quanto à sua singularidade e virtuosidade...autênticos deuses...que me tiram de bom grado uma merecida vénia!
Com a sua arte ancestral, mágica e repleta de enigmas e mistérios, o throat singing de Tuva representa uma das mais fascinantes formas musicais em vias de extinção...
Chirgichin, baseando a sua arte numa sofisticada técnica em que são explorados os harmónicos vocais, começaram a causar grande impacto no Ocidente pela espectacularidade das suas actuações. Khoomei é a mais célebre das cinco variantes do throat singing, materializando-se numa forma de canto tradicional que se desmultiplica em várias tonalidades vocais...vão além do nosso imaginário convencional. A sua música de montanha de efeitos etéreos, com semelhanças com a música mongol e até com os cantos budistas tibetanos, é um mistério que só agora começa a ser desvendado entre nós.Com a queda da União Soviética em 1991, a música ancestral da isolada República russa de Tuva (situada na Ásia Central, entre a Mongólia e a Sibéria) recuperou a margem de progressão e a antiga identidade, e hoje as digressões mundiais de diversos grupos da musicalmente fértil cidade de Kyzyl (a capital de Tuva) são comuns. Dessa vaga, os multi-premiados Chirgilchin são o nome mais emergente....ouçam...deixem-se tocar pelos cantos ora em intensos e arrepiantes graves(7 notas abaixo do grave), ora de águia...sintam o que é deixarem-se levar numa viagem de sentimentos realmente puros!

1 Comentários:

Blogger Telma disse...

quem quiser ter uma experiência realmente única...basta clicar em "ouçam", que vos remeterá para um clip dos chirgilchin..

;)

terça-feira, fevereiro 27, 2007  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial